quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Explicação científica sobre 27/08/08 A lua cheia e o Planeta Marte

Colaboração da minha amiga E. Molina
LendaMARTE APARECERÁ TÃO GRANDE COMO A LUA!

A mensagem diz que Marte Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu.
Vamos com calma, gente. O planeta vermelho não vai ficar do tamanho da Lua.
Como ele costuma fazer a cada 73 mil anos, ele vai aparecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual, mas não parecendo uma segunda Lua. Mas isso foi em 2003...

Consultado sobre o assunto, em agosto de 2003, o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão afirmou:

O que estão fazendo é um sensacionalismo muito grande. É um comportamento prejudicial à ciência astronômica, pois os leigos ficarão decepcionados e vão atribuir aos astrônomos estas previsões. Aliás, foi o que ocorreu com as previsões relativas ao cometa Halley em 1986.

Decepcionante? Pode ser e isso é um bom sinal para não se dar muito crédito a essas mensagens relatando coisas alarmantes ou fatos extraordinários.
O que vai acontecer, na verdade, é algo inteiramente normal e corriqueiro. Bom, pelo menos ao se considerar a idade da Terra, isso é coisa normal e corriqueira. Apesar de o fenômeno ocorrer com essa intensidade a cada 73 mil anos, a Terra tem idade muito superior a isso e já presenciou tal ocorrência milhares de vezes.
Extraordinário é o fato de o fenômeno ser observado, pela primeira vez, pelo ser humano. Certamente, há 73 mil anos os nossos ancestrais não deram muita bola pra ele.
Da próxima vez que Marte vier aqui tão perto, a gente nem pode prever o que estará ocorrendo na Terra. Talvez até os nossos descendentes não se lembrem desta passagem dele, assim como não sabemos das reações dos nossos parentes distantes que o viram quando de sua última aparição (será que eles notaram alguma coisa diferente no céu?:)
Leia o artigo Vamos observar Marte de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão astrônomo e pesquisador-titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Em julho de 2006, a mensagem ressurgiu dizendo que o fenômeno ocorreria no dia 27 de agosto à meia noite e meia. Uma das versões trazia arquivo em .pps contendo informações falsas sobre a suposta aproximaçào do planeta Marte.
Um dos quadros da apresentação de slides traz montagem fotográfica em que as imagens da Lua e de Marte são do mesmo tamanho. Uma fraude, evidentemente.
Em agosto de 2007, a mensagem voltou a circular. Certamente, ela estará de volta em 2008, 2009...

Nenhum comentário: