sexta-feira, 26 de setembro de 2008

UM FATO MARCANTE

Benê Bragantini - Ontem, durante o almoço, conversando com um dos meus netos, contei a ele um fato que aconteceu quando trabalhava com as crianças do pré-primário. Não me lembro como surgiu o assunto, mas fui alertada para colocá-lo no blog. Estávamos na Sala dos Professores, antes de iniciar as aulas, veio o nosso Diretor e nos deu um aviso que deveria ser transmitido aos alunos. Eles precisavam comentar com os pais a respeito do Horário de Verão. Era para adiantar o relógio em uma hora, a meia noite e que não deveríamos esquecer... Pensei comigo mesma: Vou fazer isso por "desencargo de consciência", pois meus alunos são tão pequenos que não irão entender... Quando entrei na sala, após os cumprimentos, dei o recado normalmente. Fiz a minha obrigação mas achei que eles não iriam compreender. Na saída das aulas uma mãe de aluno que também era minha colega de Escola, me ofereceu uma carona, pois lecionávamos na zona rural e viajávamos de ônibus. Vocês nem imaginam a minha surpresa quando a filha dela, a minha aluna, entrou no carro e disse: "Mamãe, hoje a meia noite é para adiantar o relógio em uma hora porque vai começar o Horário de Verão". Aquilo me deixou perplexa e só aí percebi como influenciamos na vida das crianças e não sabemos o potencial que está nas nossas mãos. Comecei a refletir sobre este fato e resolvi colocar para quem é diretamente ligado às crianças e também aos demais como Curiosidade... As crianças, neste caso, de quatro, cinco e seis anos entendem tudo que é transmitido, às vezes até melhor do que nós. Quando estudamos, aprendemos em Psicologia, mas como as matérias são muitas, algumas coisas nos escapam e só vamos entender realmente com a prática do dia-a-dia...Achei importantíssimo esse fato, foi algo que aconteceu a tanto tempo e que não consigo esquecer. Essa menina atualmente é uma médica conceituada no Rio de Janeiro e nem está sabendo que estou falando a seu respeito. Como é bom ter oportunidade de relatar coisas que acontecem na nossa vida e quando isso não ocorre, ficam apenas gravadas na memória e se perdem com o tempo... É um sentimento muito agradável que nos acompanha sempre e que, de vez em quando, vem à tona porque está no fundo do nosso coração...
Paz para todos!!!
6ª feira - 27/09/08 - 02:28h

Nenhum comentário: